Razões para automatizar processos seletivos

Descubra por que automatizar processos de recrutamento e seleção I Foto: Pixabay

O processo de recrutamento e seleção de candidatos é algo que pode ser cansativo e precisar de longas horas de trabalho que poderiam ser utilizadas em outras funções. É inegável que quando há um volume expressivo de pessoas se candidatando a uma vaga de emprego, os funcionários do departamento de recursos humanos tendem a ter uma rotina mais intensa com a procura do perfil ideal para a vaga.

Felizmente, esse processo que poderia se estender por dias ou até semanas, pode ser simplificado com a automação do processo de recrutamento e seleção de candidatos. Os motivos para implementar o processo de automação e seleção de candidatos na sua empresa são vários, indo desde redução de custos até a melhora da qualidade de seleção. Não é por acaso que a quantidade de empresas investindo nesse modelo de recrutamento tem crescido.

Se você quer que a sua empresa também faça parte desse grupo de empreendimentos que estão atualizados nas tendências tecnológicas, acompanhe este texto. Vamos te ensinar como automatizar o processo de recrutamento, por que fazer isso na sua empresa e muito mais. 

O que é a automação do processo seletivo?

A automação de etapas do processo de recrutamento e seleção de candidatos é realizada, como o nome sugere, de forma mecânica. Explicando melhor, a automatização do processo de recrutamento e seleção é feita por meio da utilização de tecnologia, facilitando o trabalho da equipe de recrutamento.

Na prática, a empresa que opta por automatizar os processos deixa a cargo da tecnologia a responsabilidade de fazer a triagem de candidatos. Isso é feito a partir do cruzamento de informações entre as exigências da vaga e as habilidades apresentadas pelo candidato no momento da inscrição. Apenas essa vantagem já rende uma grande eficiência, mas não é apenas isso que a automação de processos de recrutamento e seleção garantem. Há muito mais, e você vai conhecer a seguir.

Quais são os motivos para fazer a automatizar processos seletivos?

Já mencionamos que automatizar o processo de recrutamento de candidatos traz vantagens de economia monetária e de tempo ao empregador, mas esses não são os únicos motivos para aderir a essa tecnologia. Algumas das outras razões pelas quais a automatização é positiva e necessária são:

1. Seleção de currículos

Em processos seletivos menores, o número de currículos para analisar pode ser pequeno, o que não chega a demandar tanto tempo. No entanto, quando os processos recebem a inscrição de muitos candidatos, a equipe de recrutamento acaba gastando mais tempo com as análises dos currículos, o que pode tornar a seleção mais lenta.

Felizmente, ao automatizar as etapas de recrutamento e seleção de candidatos, a empresa pode ter esse tempo reduzido de forma significativa. A tecnologia consegue cruzar as informações dos currículos dos candidatos com as exigências da vaga, selecionando as melhores opções para a vaga.

2. Aplicação de testes

Algumas vagas requerem que os candidatos tenham conhecimentos específicos, e a aplicação de testes é uma das formas para que as empresas possam se certificar disso. Ao automatizar o processo de seleção, a empresa consegue aplicar testes de conhecimento online para vários candidatos sem precisar se preocupar com problemas de lotação de espaço físico.

3. Entrevistas online

Outra vantagem da automação do processo de recrutamento e seleção é a possibilidade de realizar entrevistas online. Diferente das entrevistas tradicionais, a entrevista online permite que a empresa tenha mais praticidade e consiga fazer uma seleção mais precisa. De modo geral, essas entrevistas podem ser feitas de duas maneiras diferentes. A primeira é por chamadas síncronas na plataforma de seleção, onde podem ser realizadas atividades em grupo. A segunda é com vídeos gravados. Nesse modelo, os recrutadores deixam vídeos com perguntas na plataforma, e os candidatos respondem também em vídeo. 

4. Segurança

Durante o processo de seleção, alguns dados podem ser perdidos caso haja alguma falha no sistema da empresa. Com a automação do processo de seleção, os dados ficam salvos na nuvem. Além disso, apenas pessoas autorizadas podem ter acesso a eles, diminuindo o uso indevido das informações dos candidatos.

5. Relatórios automáticos

A tecnologia de automatização permite que a empresa tenha relatórios sobre o comportamento dos candidatos durante o processo de seleção. Assim, é possível entender melhor como o candidato se porta durante certas situações e se ele atende ao que a empresa deseja.

Como escolher um sistema de recrutamento e seleção para automatizar processos?

Agora que você já sabe como funciona a automação das etapas de processo de recrutamento e seleção, pode estar querendo aplicar essa tecnologia à sua empresa. Para te ajudar a escolher um sistema de recrutamento e seleção que seja efetivo na modernização dos seus processos, separamos algumas dicas para você seguir nesse momento.

1. Reflita sobre as suas necessidades

Antes de contratar uma empresa que forneça a tecnologia de automação dos processos de recrutamento, é preciso entender quais as necessidades da empresa. Sem entender quais as reais necessidades do recrutamento, você pode contratar uma tecnologia que não atenda a tudo o que a sua empresa precisa.

2. Teste a plataforma

Assim como acontece na compra de alguns outros produtos, você pode testar a tecnologia oferecida pela empresa que pretende contratar. Com isso, é possível saber se seus funcionários conseguem se adaptar facilmente a ela e se ela atende às necessidades da empresa.

Na plataforma Recrud, por exemplo, que automatiza processos de recrutamento e seleção, é possível fazer um teste por 7 dias, explorando todas as vantagens que o ambiente oferece.

3. Conheça a empresa responsável pela tecnologia

Além de conhecer as funções da tecnologia que você pretende usar, conheça também a empresa que prestará o serviço. Enquanto você utilizar a tecnologia dessa empresa, ela terá os dados importantes tanto da empresa quanto das pessoas que trabalham e se candidatam a trabalhar no local. Além disso, caso haja algum problema, é com essa empresa que você terá que resolver. Portanto, certifique-se de que a empresa é confiável.

Conheça o Recrud

O Recrud ajuda você a realizar o processo de recrutamento e seleção de candidatos do seu negócio. A partir do uso da tecnologia, a empresa torna o seu processo de seleção mais simples e preciso. 

Plataforma intuitiva, a Recrud viabiliza contratações mais eficientes e avaliação das candidaturas mediante um ranking com as pessoas mais indicadas ao cargo.

Confira nosso site para mais informações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>