Contratação de estagiário: como analisar currículos de forma eficiente

Descubra os melhores meios de fazer uma contratação de estagiário.

 Avaliar currículos para uma vaga de estágio possui certa dificuldade e exige bastante atenção, visto que a importância de analisar bem o currículo está diretamente ligada ao sucesso na contratação de estagiário. O papel dos recrutadores é basicamente avaliar, e para que isso funcione adequadamente é preciso estabelecer de um padrão de avaliação, para evitar mais erros ou parcialidades na seleção, além de proporcionar um trabalho mais ágil da contratação.

O que é um estagiário?

O estagiário geralmente é um estudante de ensino superior ou técnico que pretende colocar em prática os conhecimentos que está adquirindo em sala de aula. No estágio, há uma complementação do aprendizado, a qual ajuda a preparar o aluno para o mercado de trabalho ao proporcioná-lo experiência na sua área de estudo.

A importância da análise do currículo do estagiário

A quantidade de universitários que permanecem em busca de vagas no mercado é muito grande, por isso, é de se esperar que haja dezenas de candidatos concorrendo por uma só vaga de contratação efetiva. Dessa forma, torna-se extremamente complicado fazer uma entrevista com cada um deles para continuar no processo, sendo mais viável a utilização de meios que filtrem apenas os candidatos com mais potencial para identificação com a empresa e para a contratação final.

A análise de currículo é uma etapa essencial para isso, pois por meio dela já se elimina muitos candidatos que não estão preparados para estagiar ou não servem para a vaga específica proposta pela contratação.

A análise curricular exige grande atenção e esforço, entretanto, não é tão difícil quando se entende seus principais pontos. Por isso, continue lendo para saber algumas dicas que te ajudarão a realizar a contratação do melhor estagiário para a sua empresa, de acordo com a avaliação detalhada do seu currículo.

Como avaliar os currículos de forma eficaz

Padronize critérios

A adoção de critérios claros é muito necessária, visto que todos os currículos devem ser avaliados a partir dos mesmos critérios, para que não haja uma má seleção ou injustiças na contratação. Os recrutadores precisam, antes de tudo, entender que a maioria do público que procura um estágio é jovem, buscando sua primeira experiência de trabalho, o que inviabiliza usar experiências prévias de trabalho como critério de seleção.

Tenha claro os requisitos da vaga

A descrição da vaga precisa ser clara, desde a parte dos requisitos exigidos, até as atividades que o estagiário contratado precisará desempenhar na sua empresa. O próprio currículo do candidato já deve conter algumas de suas habilidades, experiências e objetivos, fatos essenciais para a análise do recrutador e para a sua contratação.

Avalie detalhes

Erros graves de português no currículo, informações incorretas ou pouco claras, serão vistos de forma bastante negativa na avaliação do recrutador. Tais deslizes podem significar que a pessoa necessita de mais qualificação do que tem no momento para participar do processo seletivo.

Dê atenção à trajetória do candidato

A análise da trajetória do candidato é importante para entender como ele se preparou para ter mais destaques na busca da contração, e principalmente se anseia pela sua evolução em termos profissionais e pessoais como estagiário.

Atividades complementares

Trabalho voluntário e cursos extracurriculares, por exemplo, são pontos que indicam a existência de uma preocupação do candidato em melhorar de forma progressiva, continuando o aperfeiçoamento, mesmo fora do ambiente de estudo e da sua grade curricular, sendo algo super positivo para a equipe de RH e deixando a pessoa mais perto da contratação.

Comments are closed.