Dicas para contratar funcionários com mais eficiência

Descubra as melhores maneiras de como contratar funcionário com bons atributos para sua empresa I Foto: Freepik

Ainda que tenha conceitos e propósitos fortes e bem definidos, se uma empresa não sabe fazer boas escolhas na hora de contratar funcionários, o tão esperado sucesso pode demorar a chegar. 

A contratação eficiente de funcionários minimiza prejuízos e decepções, diminui a rotatividade e ainda promove a adesão de profissionais com interesses compatíveis com a missão, visão e valores da organização. 

Por outro lado, um processo de contratação de funcionários mal feito promove justamente o contrário: baixa produtividade, alta rotatividade, uma cultura organizacional enfraquecida, entre outros pontos negativos que dificultam o crescimento de qualquer empresa. 

É certo que ninguém pensa ou almeja fazer uma contratação ruim de funcionários que não atendem às expectativas da organização. Essa, realmente, não é uma tarefa fácil, mas também não é uma missão impossível. Então, como contratar funcionários com eficiência? Confira este post até o final e veja como ser exitoso na contratação dos funcionários da sua empresa.

Qual o momento certo de contratar um novo funcionário?

Muitos gestores pecam em reconhecer o melhor momento para a contratação de um novo funcionário. Essa é uma decisão que precisa ser bem planejada e deve contar com todo o apoio do RH. A contratação de um funcionário também é um investimento, e, quando feito no momento errado, pode impactar os negócios negativamente.

Para reconhecer a hora certa de contratar funcionário, há algumas perguntas que o gestor pode tentar responder junto com o profissional de RH. Primeiramente, tente se perguntar se o seu negócio está bem estruturado financeiramente para incrementar o custo fixo da folha de pagamentos ao fazer a contratação de novos funcionários.

Outra pergunta que o gestor deve se fazer é se essa contratação vai contribuir de forma efetiva para o crescimento da empresa. É importante pensar em um novo funcionário como parte do plano estratégico da organização. Para isso, também pode ser interessante refletir se existe de fato uma demanda a ser suprida que justifique a contratação de funcionários a longo prazo. 

Será que essa demanda ou problema não pode ser resolvido de outra forma? Caso a contratação de um novo funcionário seja o único caminho, por fim, é importante certificar que a empresa possui a estrutura necessária para recebê-lo. 

Quais características devem ser observadas pelos recrutadores ao contratar funcionários?

O fracasso de muitos gestores, na hora de contratar funcionário, é partir para o recrutamento de profissionais sem uma definição precisa do perfil dos funcionários que procuram.

Avaliação

Antes da contratação, é necessário fazer uma avaliação do cargo a ser preenchido, especificar quais atributos e habilidades são relevantes para o profissional desempenhar bem a tarefa, especialmente se você nunca tenha feito a contratação de outros funcionários e estiver contratando o seu primeiro funcionário.

Com isso definido, candidatos mais próximos aos funcionários que você deseja podem ser rastreados mais facilmente. Mas, lembre-se que essas informações servem de referência, como uma espécie de orientação. Não existe um colaborador perfeito, tenha uma perspectiva realista e considere os vários dados coletados no processo seletivo para contratar funcionário.

Triagem

Para descobrir se aquele candidato tem os atributos dos funcionários que você procura, a etapa de contratação já pode começar com uma triagem dos currículos. Essa etapa de seleção inicial permite que a empresa faça a triagem de candidatos a funcionários com potencial real para entrar na organização. Por meio de uma boa triagem, você pode minimizar o custo de tempo e recursos com aqueles que não atendem aos pré-requisitos na hora de contratar funcionário.

Formação

Diploma, cursos complementares e certificados são essenciais na contratação de futuros funcionários, porque podem informar sobre a experiência técnica de cada candidato. Analise cuidadosamente essas qualificações dos funcionários e não descarte a ajuda de profissionais especializados em avaliar certas habilidades, como fluência em inglês e conhecimentos específicos, a fim de garantir uma boa contratação.

Comportamento

Mas nem tudo na contratação é resumido a conhecimentos técnicos, é importante encontrar funcionários com características comportamentais que atendam aos requisitos do trabalho e à cultura da empresa. Simulações, jogos, entrevistas e testes situacionais podem desempenhar um grande papel na dinâmica contratação de funcionários. Essas atividades permitem que o recrutador observe habilidades sociais e aspectos pessoais dos participantes do processo seletivo.

Redes sociais

Apesar de haver pouca produção acadêmica sobre essa questão, pode ser interessante para o selecionador observar o uso das redes sociais pelo candidato. É importante que, caso a empresa decida avaliar o perfil da rede social dos candidatos, durante o processo de recrutamento e seleção, isso seja feito com cautela e ética. A rede social não é um fator decisivo, mas um complemento. 

Além de observar a opinião dos profissionais, é necessário avaliar como ele se relaciona com os demais integrantes da rede. Compreender as ideias de intolerância, homofobia e discriminação racial é uma boa estratégia.

As redes sociais também podem dar uma ideia do estilo de vida do candidato. Mas lembre-se de que essa ferramenta não deve ser utilizada como um fator decisivo para a contratação dos funcionários da sua empresa. 

Trabalho em equipe

No processo de recrutamento de funcionários, até a contratação, tenha certeza que você encontrará excelentes currículos, mas eles não devem obscurecer um dos atributos básicos e mais importantes de um profissional: a capacidade de trabalhar em equipe.

Portanto, em vez de fazer a contratação de funcionários com ótimas qualificações acadêmicas, mas que não se dão muito bem com outras, dê uma chance àqueles funcionários que possuem habilidades sociais, ainda que ele tenha uma qualificação profissional inferior. Afinal, mudar uma personalidade difícil é muito mais complicado do que encorajar alguém a obter melhores qualificações. Pense nisso na contratação.

Funcionários que sabem trabalhar em equipe contribuem para um ambiente mais agradável e harmonioso na organização e estimulam a produtividade de toda a equipe. São esses funcionários que vão fazer diferença no momento posterior à contratação, no dia a dia na sua empresa.

7 orientações antes de contratar funcionários

  1. Trabalhe a visibilidade do seu negócio, pois empresas com boa reputação sempre atraem excelentes profissionais; 
  2. Aproveite o momento da entrevista para conhecer o candidato verdadeiramente, seja direto e evite perguntas muito clichês; 
  3. Fuja de critérios superficiais, utilize técnicas e ferramentas com base científica para auxiliar no processo seletivo e recrutar funcionários;
  4. Sempre seja ético e transparente em relação a vaga e atribuições que procura em seus funcionários; 
  5. Na contratação, considere indicações daqueles que já trabalham com você e conhecem a cultura da empresa; 
  6. Faça provas situacionais, em que o candidato pode simular o serviço que irá desempenhar caso passe pela contratação; 
  7. Considere possíveis recontratações de bons funcionários que se desligaram em busca de outras oportunidades.

Recrud, uma plataforma para otimizar o recrutamento e seleção

Gostou das dicas de contratação do Recrud? Agora você já sabe tudo que é preciso para ter mais sucesso na hora de contratar funcionários para a sua empresa. O Recrud é uma plataforma fácil e intuitiva de recrutamento digital.

Assim, trata-se de uma maneira de digitalizar e facilitar o acompanhamento dos processos seletivos. O Recrud automatiza o recrutamento, o que dá mais eficiência a ele, ilustrando o potencial da tecnologia na hora de tornar uma contratação menos árdua.

Com o Recrud, há mais garantia na organização das tarefas, contratações mais eficientes e melhor visualização do ranking das melhores pessoas recomendadas à vaga. Acesse o site e saiba mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>