Plataforma de recrutamento: 5 benefícios para o recrutamento e seleção

plataforma de recrutamento e seleção

Se você já se viu no meio de uma dezena de currículos, sem saber por onde começar a procurar o perfil perfeito para preencher uma vaga na sua empresa, saiba que, caso opte por adotar uma plataforma de recrutamento e seleção, não precisará mais passar por isso.

Saber investir na área de recrutamento e seleção impacta diretamente todos os setores de uma empresa e faz com que a lucratividade, produtividade e crescimento organizacional, bem como profissional cresçam de maneira exponencial.

Por isso, a partir de agora, saiba mais sobre o que é uma plataforma de recrutamento e seleção, como funciona e quais as vantagens dessa ferramenta que promete otimizar o tempo no processo de recrutamento e seleção de candidatos!

O que são plataformas de recrutamento e seleção?

As plataformas de recrutamento e seleção são uma ferramenta online e digital que, por meio da tecnologia de inteligência artificial e uso de algoritmos, oferece soluções no que se trata de selecionar talentos.

Essas plataformas vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas, uma vez que com elas é possível atrair, coletar dados, realizar triagem de currículos de forma automatizada e disponibilizar feedbacks do processo em tempo real.

Entenda como funcionam as plataformas de recrutamento e seleção de pessoas

Uma plataforma de recrutamento online como o Recrud pode fazer com que o time do RH ganhe tempo nos processos de contratação para diferentes tipos de cargos, além de dispor de maior flexibilidade. 

É importante que o tempo gasto em cada processo seja o mais reduzido possível, além disso, cada vaga deve ser preenchida respeitando as particularidades dos critérios de seleção e recrutamento.

Internamente, o funcionamento de uma plataforma de recrutamento e seleção pode variar de uma para outra, mas, basicamente, segue a seguinte estrutura:

  • Divulgação de vagas disponíveis: os recrutadores podem postar as vagas em aberto por meio de sites e redes sociais, tudo de uma forma mais centralizada; 
  • Coleta de informações: com uma plataforma de recrutamento e seleção é possível ter as informações pessoais e profissionais do candidato de forma mais estruturada, padronizada e organizada, facilitando a triagem de currículos; 
  • Customização do fluxo do processo: existe também a possibilidade de gerenciar as etapas do processo de seleção e quais os testes que serão aplicados ao candidato; 
  • Aplicação de questionários específicos: com esse diferencial pode-se criar critérios de seleção de caráter eliminatório automaticamente, por meio das respostas dadas pelo candidato a perguntas específicas; 
  • Feedback humanizado: por meio dessa funcionalidade é possível fornecer um feedback mais construtivo e relevante para cada candidato, tornando o processo mais humanizado e melhorando o desempenho profissional; 
  • Agendamento de entrevistas: por meio da plataforma de recrutamento e seleção é realizado o agendamento de entrevistas de um jeito mais prático e com maior facilidade de gerenciamento;
  • Centralização de informações: um dos maiores diferenciais da plataforma se dá pela possibilidade de centralização. É possível abrir um processo de seleção e analisar todas as etapas de forma sistêmica. Obter um ranking de melhores candidatos e avaliar a eficiência do time de recrutamento e seleção.

RH e Mundo Digital

As plataformas de recrutamento e seleção não são uma novidade da atualidade. Já faz um tempo que várias empresas têm utilizado programas parecidos para ajudá-las em cada processo de recrutamento e seleção.

Mas o que faz delas um chamativo muito atraente é o fato de que essas plataformas se tornaram mais flexíveis na hora de customizar e integrar soluções com mais diferenciais no que diz respeito às ferramentas nessa área. Esse é o caso do Recrud, por exemplo.

Outro fator atrativo, além da maior integração, é o trabalho feito de forma mais inteligente a fim de economizar tempo e capital financeiro, tanto no processo de recrutamento e seleção, quanto na hora de contratar. Tudo isso visando maior eficiência.

Tipos de plataforma para RH

O processo de recrutamento e seleção é tarefa da área de recursos humanos e objetiva, além de qualquer coisa, o preenchimento de uma vaga em aberto pela pessoa mais qualificada para aquela função. 

Ao realizar uma contratação, o departamento de RH deve tomar cuidado, pois, caso o profissional selecionado não esteja alinhado ao cargo e cultura da empresa, a equipe pode sair perdendo.

Então, é para evitar esse tipo de impasse que existem dois tipos de processo seletivo: o recrutamento interno e o recrutamento externo.

Recrutamento interno

Para entender melhor, é preciso compreender, antes de qualquer coisa, que o processo de recrutamento é iniciado com a atração de talentos. E a ideia do recrutador nesse primeiro momento é alcançar o maior número de pessoas, a fim de preencher a vaga.

Para tanto, o recrutamento interno se define como o recrutamento de pessoas que já pertencem à própria empresa. Portanto, a busca se concentra nos profissionais de dentro da organização para preencher as vagas disponíveis em cargos diferentes dos que eles já ocupam. 

O recrutamento interno pode ser realizado de diferentes maneiras, são elas:

  • Promoções: remete a promoção de um profissional a um novo cargo dentro da hierarquia da equipe. 
  • Recrutamento informal: este tipo de recrutamento diz respeito a um processo menos burocrático, podendo ser realizado por meio de indicações de profissionais de outras áreas. 
  • Abertura de vaga: este formato consiste em um comunicado feito para todos os setores da empresa e abre oportunidade para que qualquer funcionário participe.
  • Transferência: trata-se de um processo que envolve a movimentação de um funcionário para outra equipe ou departamento diferente do qual ele já atuava.

Recrutamento externo

Já o recrutamento externo consiste em um processo que procura por profissionais que não integram a empresa, ou seja, de fora da organização, a fim de preencher uma vaga em aberto. Esse recrutamento é o mais popular.

A diferença entre os dois tipos de recrutamento está, basicamente, no público que cada um deseja recrutar. O primeiro visa as pessoas de dentro da própria empresa, enquanto o segundo busca atrair candidatos que estão disponíveis no mercado.

Saiba 5 vantagens de uma plataforma de recrutamento e seleção

1. Times mais fortes

Ao realizar o processo de recrutamento interno, a empresa valoriza o profissional que já tem integrando o time e isso implica em oferecer uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. E, ao utilizar uma plataforma de recrutamento e seleção, a empresa contrata os melhores profissionais para crescerem juntos.

2. Funcionários mais motivados

Quando você contrata o funcionário certo para integrar o seu time, ele trabalha mais motivado, porque a vaga combina com seu perfil. É assim que você descobre que seu processo de recrutamento foi um sucesso.

3. Aumento da produtividade

A dedicação ao trabalho faz com que o nível de motivação cresça e com ele a produtividade também, uma vez que um funcionário motivado tem muito mais chance de ser um funcionário produtivo.

4. Otimização de tempo e redução de custos

O processo de recrutamento feito com a ajuda de uma plataforma traz economia para a empresa, tanto de tempo quanto de dinheiro. Ou seja, você contrata mais rápido e a chance de retorno do funcionário para a empresa aumenta de uma maneira incrível.

5. Menos trabalho para a empresa

Por fim, o trabalho de uma plataforma de recrutamento e seleção como o Recrud é facilitar ao máximo cada processo de seleção da sua empresa. Portanto, está na hora de avaliar seriamente otimizar as tarefas do setor de RH e dar recursos para que seu time tenha os melhores resultados.

Comments are closed.