Processo de recrutamento e seleção: saiba como evitar erros comuns

Como evitar erros no processo de recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção de candidatos para uma vaga pode se tornar ineficiente e terminar sem sucesso se alguns erros forem cometidos. Por isso, confira dicas da plataforma de recrutamento Recrud, de como você pode evitar erros no processo de recrutamento e seleção.

Defina o perfil do cargo

Ao especificar no recrutamento o perfil que está procurando para o cargo, você evita candidatos indecisos, aqueles sem filtro, em busca de qualquer oportunidade. Assim, a seleção fica bem mais enxuta. Construa o perfil do profissional e faça todo o processo de seleção baseado nele para encontrar, neste sentido, pessoas que atendam todas as exigências.

Crie um formulário de abertura do recrutamento de candidatos para a vaga. Coloque nele as atividades que serão desempenhadas, os conhecimentos necessários e o comportamento desejado. No entanto, não encha de exigências o formulário, coloque somente o que é realmente preciso para executar a função.

Não tenha pressa e use ferramentas na seleção

Um recrutamento não pode ser feito às pressas. Os candidatos precisam ser bem avaliados, mesmo quando o processo de seleção ocorre em um momento em que é preciso preencher uma vaga com urgência. A pressa fará com que ocorra erros no processo de recrutamento e seleção.

Antes de tudo, defina todas etapas do processo de recrutamento e seleção de candidatos, como dinâmicas, entrevista individual, provas, entre outros. Depois, estipule um prazo para que esses estágios do recrutamento possam ser concluídos. 

Para agilizar, outra dica são as ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção. Há vários softwares que automatizam a busca por candidatos, indicando, inclusive, quais deles melhor se encaixam na vaga. No mais, há testes que separam a sua personalidade e conhecimento para você analisar mais facilmente.

Não foque apenas no salário

É um erro achar que a melhor forma de atrair os candidatos certos para a seleção é divulgando um bom salário. Isso realmente pode gerar interesse nas pessoas. Mas um conjunto de fatores deve ser considerado:  as funções da vaga, competências desenvolvidas, nome da empresa e, claro, a motivação financeira, a remuneração em si. 

Destaque as vantagens oferecidas pela empresa e outros aspectos da vaga na seleção, como a faixa de remuneração. É válido frisar que, atualmente, essa é a postura mais adequada: inserir o salário oferecido no processo de recrutamento e seleção.

Lembre-se, ainda, que candidatos interessados apenas no salário podem sair a qualquer momento, devido a uma oferta melhor. No mais, informar o salário evita um possível mal-estar, uma frustração, nas etapas finais do recrutamento, em ambos os lados.

4 erros mais comuns no processo de recrutamento e seleção

1. Não oferecer nenhum feedback aos candidatos da seleção

É importante que os candidatos recebam um retorno após fazerem as entrevistas de seleção. Eles precisam saber como foram e se passaram ou não no recrutamento. Essa ausência de comunicação e desinformação não é nada boa para a imagem da empresa que está fazendo a seleção. 

Essa atitude ainda torna mais difícil a contratação desses candidatos no futuro. Talvez, o perfil de alguns deles possa vir a se encaixar em uma próxima vaga. Mas essa experiência durante o recrutamento acaba não sendo nada atraente para os candidatos. Feedbacks não precisam ser demorados. Também existem ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção que podem automatizar essa ação.

2. Ter uma página de carreiras mal feita

É por meio da página de carreira que os candidatos terão o seu primeiro contato com a vaga. Apenas dessa forma é possível que eles se inscrevam para participar do processo de recrutamento. Uma boa seleção depende muito dessa página. Por isso, não dar atenção a ela é um dos piores erros no processo de recrutamento e seleção.

Nesse âmbito, a página de carreira não pode ser superficial, pouco elaborada ou sem explicações. Isso afasta os melhores candidatos, que podem não se interessar em sua empresa.

3. Ter um banco de talentos pouco informativo

Mais do que as informações pessoais, as competências e experiências são os principais pontos de valor de um processo de recrutamento e seleção. Não adianta, então, ter um banco de talentos que não ofereça esses dados dos candidatos para seleção, pois será impossível tomar uma decisão.

Você pode ter, ainda, ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção de candidatos. Há softwares de banco de talentos para organizar essas informações de maneira a facilitar essa escolha. Crie, também, meios de avaliação dos perfis dos candidatos do recrutamento, como por estrelas.

4. Não aplicar testes

Não aplicar testes de triagem torna as chances de um recrutamento e seleção ser assertivo pequenas, pois torna o processo pouco eficiente. Alguns testes que podem ser aplicados nos candidatos são: o comportamental, fit cultural ou o técnico. Os testes são importantes instrumentos de avaliação do perfil individual.

Faça um processo de recrutamento e seleção sem erros com o Recrud

Evite erros no processo de recrutamento e seleção com o Recrud. O Recrud é uma plataforma fácil e intuitiva de recrutamento digital. Nela, você tem acesso a processos, vagas e participantes do recrutamento em um único lugar.

Você garante mais organização às tarefas, contratações mais eficientes e consegue visualizar um ranking das melhores pessoas recomendadas à vaga. Acesse o site e saiba mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>