O que é o RH Digital e como impacta o recrutamento e seleção?

Veja como o RH digital beneficia o processo de recrutamento e seleção

Diversas empresas têm passado por grandes transformações, inclusive no RH. Processos ultrapassados estão sendo redesenhados e readaptados como forma de aproveitar ferramentas de RH cada vez mais atuais. A gestão de pessoal, por exemplo, é uma das áreas mais impactadas por toda essa modificação. É por isso que hoje se tornou tão relevante falar sobre RH digital.

O que é RH digital?

O RH digital é a introdução de novas tecnologias no dia a dia de empresas, mais especificamente no que se refere ao setor de recursos humanos, de forma estratégica com o objetivo de agilizar, otimizar processos e procedimentos dessa esfera.

Por ser uma seção que lida diretamente com o público interno de uma empresa, o RH acompanha a trajetória e o empenho individual de cada funcionário. Daí a importância de um setor RH que está conectado, ao mesmo tempo, com a prática burocrática e a gestão de pessoas dentro de uma corporação. 

Da mesma forma que a sociedade em geral se adaptou às mudanças experimentadas pelos avanços tecnológicos, com o RH não foi diferente. Foi necessário se adequar às novidades trazidas pela nova era digital e incorporar ferramentas que auxiliassem nas tarefas e labores do dia a dia.

Diferentemente da crença popular, que diz que as inovações tecnológicas tendem a substituir a mão de obra humana no mercado de trabalho, o RH digital age como mais uma ferramenta com o intuito de otimizar e facilitar as tarefas cotidianas. Ele torna a rotina de trabalho mais leve e proveitosa. Tudo com a ajuda do digital.

É possível dizer que, com o tempo, a maioria das atividades operacionais do RH, e de uma empresa no geral, poderão ser substituídas pela tecnologia, pelo digital? De certa forma, sim. Contudo, a mão de obra humana sempre será necessária, pois o comando e manutenção de tais adventos tecnológicos sempre dependerá da intervenção humana, sobretudo quando falamos de RH.

De que forma a tecnologia pode ajudar na seleção de candidatos?

Partindo do mesmo princípio, o RH digital tem a intenção de fazer com que as ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção tecnológicas e seus sistemas trabalhem em prol de pessoas e para elas.

Isso, desde que a máquina seja configurada a partir das necessidades e demandas observadas com o objetivo de saná-las. As inovações no RH podem ser compreendidas como complemento que garante melhorias, tanto para o trabalho empreendido pela empresa, quanto para o resultado recebido pelos colaboradores e clientes.

Com o RH digital, é possível reduzir custos e tempo em atividades que antes demandavam muitos investimentos e extensa carga horária. Com a inovação de um RH digital, os processos são otimizados e os procedimentos são automatizados. Dessa forma, o custo com funcionários é diminuído, e as horas dedicadas ao trabalho podem ser por eles mais bem aproveitadas, inclusive com a dedicação às outras atividades do RH.

No que concerne aos colaboradores, um RH digital inovador garante uma maior satisfação e a obtenção de maior produtividade através do uso de ferramentas que auxiliam no trabalho desempenhado.

Dessa maneira, o digital coloca constante aprimoramento e inovação no setor de RH, além de alavancar a evolução de uma empresa, de modo a pareá-la com o constante avanço do mercado de trabalho. Ademais, serve como fundamentação para a construção de um bom nome, de uma excelente reputação, de uma marca que sirva como mercado.

Como inserir o RH da empresa na Era digital?

“Mas como implantar o RH digital na minha empresa?” A princípio, para unir tecnologia ao RH, é preciso adequar todos os processos e procedimentos, transformando o local de trabalho em um ambiente inovador e estratégico. Afinal, de nada adianta adquirir tecnologias de ponta e ferramentas novas se, na área de RH, ainda permear uma mentalidade burocrática e operacional que pouco contribuem para o desenvolvimento e o avanço do departamento.

Planejamento

Daí a necessidade, primeiramente, de se fazer um planejamento minucioso no RH, enumerando as mudanças percebidas no mercado e quais as mudanças realizadas por empreendimentos que compõem o mesmo ramo que o seu. Posteriormente, é importante repassar para a equipe de RH o conhecimento e a percepção adquirida através de conscientização e treinamentos, envolvendo colaboradores e funcionários.

Falhas

Em um terceiro momento, é essencial observar com atenção os processos desenvolvidos pela empresa, identificando pontos problemáticos nos quais a inserção de ferramentas tecnológicas seria bem aproveitada e o trabalho do RH otimizado.  Por isso, busque dar preferência às atividades de caráter mais operacional de modo a torná-las mais rápidas e versáteis.

Inovação

Por fim, estabeleça uma cultura de inovação que provoque a mudança de todos os envolvidos e do ambiente de trabalho em geral. Escolha, para além disso, um software de RH. Um bom software de gestão de pessoas é o backbone, a chave para uma transformação digital.

Atualmente, algumas das principais ferramentas do RH digital são destinadas aos processos de seleção e recrutamento, gestão de benefícios, folha de pagamento, gestão de ponto, admissão e desligamento online, distribuição de holerites digitais, mural de comunicação em tempo real e armazenamento em nuvem. A digitalização do RH mostra-se repleta de vantagens.

Com o RH digital, a gestão se torna consideravelmente mais estratégica. Pois as ferramentas utilizadas garantem bons índices para a empresa, de forma que boas decisões sejam tomadas da melhor forma possível e com base em informações apuradas, assertivas e confiáveis.

RH digital: principal benefício

O principal benefício trazido pela implantação do RH digital é que a empresa terá um crescimento proeminente, fortalecido e mais saudável. Além disso, o RH digital irá proporcionar a otimização do tempo e dos custos da sua empresa, além de garantir a permanência dos melhores e mais bem preparados talentos na sua organização.

Pode-se depreender, portanto, que a introdução do RH digital nas empresas e organizações é de suma importância. Os artifícios da tecnologia aprimoram diversos aspectos na rotina de departamento pessoal e do profissional RH, confira alguns:

  • Otimização da comunicação interna empresarial;
  • Simplificação do monitoramento de resultados;
  • Desenvolvimento do recrutamento e seleção, no RH, de candidatos a emprego;
  • Talentos imprescindíveis ao crescimento e notoriedade da organização;
  • Transformação/revolução digital na empresa.  

E você, julga estar preparado para o RH digital?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>