Tudo sobre a cultura organizacional

Cultura Organizacional

A cultura organizacional pode ser considerada uma ferramenta de estratégia para destacar uma organização e diferenciá-la diante das concorrentes. Ela é essencial para um empreendedor definir seu posicionamento de mercado e para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável.

Para desenvolvê-la ou aprimorá-la, é imprescindível compreender o que é cultura organizacional, como funciona, qual sua importância e como aplicá-la. Para te ajudar nisso, separamos informações que você realmente precisa saber sobre cultura organizacional.

O que é cultura organizacional?

Primeiramente, precisamos conceituar o significado da palavra “cultura” no seu sentido denotativo. A cultura é o complexo de conhecimentos, crenças, costumes, leis e outros hábitos que são comuns entre os membros de um grupo. Adaptando isso ao mundo corporativo, a cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de valores dentro de uma organização. Entre os seus objetivos estão: promover um time mais engajado, tornar os colaboradores mais satisfeitos, construir uma equipe mais produtiva e atingir o sucesso para a organização.

O conceito de cultura organizacional corresponde ao conjunto de hábitos, crenças, valores e comportamentos que são compartilhados e disseminados pelos colaboradores dentro de um negócio. Esse conjunto dessas características é responsável por definir uma identidade na organização e por moldar como ela conduzirá seus negócios. Primeiramente, a cultura organizacional se constitui pelos valores do fundador da empresa, porém, com o tempo, ela vai se transformando por meio das interações e processos realizados em equipe pelos colaboradores.

Como funciona a cultura organizacional?

Para iniciar a explicação teórica sobre o funcionamento da cultura organizacional, precisamos destacar que a cultura organizacional de uma organização é dividida em três níveis diferentes. O primeiro desses níveis é chamado de “os artefatos” e faz referência à estrutura física de uma organização. Ou seja, para garantir o funcionamento de uma boa cultura organizacional, é necessário que os gestores da organização garantam um ambiente de trabalho confortável para a equipe, com as condições ergonômicas necessárias. A partir disso, temos o mínimo necessário para um ambiente saudável, essa é a base.

O segundo tópico corresponde às normas e valores da organização. Ele diz respeito a trabalhar em algo que você se identifica e acredita. Esse é um ponto imprescindível para uma organização que queira possuir mais motivação e identificação dentro dela, pois ao valorizar as conquistas e ao focar no desenvolvimento de pessoas, a organização proporcionará um ambiente de trabalho mais harmonioso para os seus colaboradores.

O terceiro nível é chamado de pressupostos, que são os itens que definem as formas de agir de uma organização. Logo, é o comportamento, as atitudes e os sentimentos em comum entre os membros da empresa e que trazem resultados positivos. Os pressupostos dependem de bastante tempo, energia e engajamento para serem criados, pois eles são uma particularidade da organização, não é possível copiá-los.

É dessa forma que funciona o conjunto que compreende a cultura organizacional. Os níveis citados mostram que os valores e princípios não devem ser apenas deixados no papel, mas, sim, colocados em prática, pois eles correspondem à principal chave para o crescimento e para o sucesso de uma empresa.

Como aplicar a cultura organizacional na empresa?

Para aplicar a cultura organizacional da sua organização na prática, há ações que facilitarão esse processo. O importante é não somente definir os tópicos referentes à cultura da sua empresa, como também colocá-los em prática e disseminá-los para que todos fiquem sabendo a essência no ambiente de trabalho. Selecionamos três dicas fundamentais para te ajudar nesse desafio!

1. Missão, visão e os valores

Esses três elementos contribuem para o planejamento estratégico da organização e para que seus objetivos sejam atingidos. A missão é a razão pela qual a empresa existe. A visão é onde a empresa deseja chegar em determinado espaço de tempo. Já os valores se resumem a o que se valoriza dentro da organização, e quais princípios devem ser seguidos ao buscar seus objetivos.

2. Diálogo com os colaboradores

O diálogo é uma ferramenta poderosa para criar um vínculo entre colaborador e organização, ele é essencial para que se informe sobre como seus colaboradores se sentem em relação à empresa e se estão motivados.

3. Construa uma equipe vencedora

Planeje bons processos seletivos e contrate pessoas ideais para os cargos. Considere os conhecimentos técnicos, o comportamento e os valores pessoais do profissional. Além disso, aposte no desenvolvimento coletivo, crie oportunidades de aprendizado.

Comments are closed.